O desenvolvimento sustentável serve para atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.
Com aplicações na redução de emissões, proteção de recursos naturais e documentação dos efeitos das mudanças climáticas, a aerofotogrametria está desempenhando um papel vital na preservação do futuro do meio ambiente.
Pilares da aerofotogrametria voltados para o desenvolvimento sustentável
A informação espacial atualizada do território, obtidas através da aerofotogrametria, é ferramenta indispensável para todo aquele que se propõe a fazer ações de PLANEJAMENTO, GESTÃO ou PROJETOS de maneira eficaz e sustentada.
No PLANEJAMENTO tem-se o enfoque como uma visão de futuro, que parte do conhecimento das ocupações contemporâneas do território, as relações entre sociedade e o meio, infraestrutura, meio ambiente, equipamentos sociais, circulação, armazenamento, abastecimento e logística.
Na GESTÃO de qualquer atividade que se desenvolve em um território, a relevância se dá no conhecimento dos elementos contemporâneos de sua ocupação. Com vistas à preservação, recuperação e uso de seus recursos em benefício da sociedade, localização espacial de legislações e restrições, bem como, em levantamento de dados, para planejamento futuro.
Para PROJETOS, necessita-se do levantamento das áreas mais adequadas à intervenção, sempre equilibrando-se a equação da implementação e sustentabilidade, e respectivo dimensionamento para projetos executivos e obras.
Dessa forma, a aerofotogrametria oferece aos planejadores uma visão geral clara de grandes áreas de terra, tornando o planejamento de estradas, o gerenciamento de imóveis e os cálculos do uso do solo rápidos e fáceis.
Nesse sentido, a perspectiva elevada ajuda os desenvolvedores a identificar rapidamente as oportunidades, avaliar a viabilidade das propostas e identificar as mudanças necessárias nos projetos.
Os benefícios da aerofotogrametria
Em uma era de cidades inteligentes sustentáveis, os sistemas LiDAR oferecem percepções valiosas.
Talvez um dos maiores benefícios seja a captura e criação um modelo 3D detalhado do ambiente urbano circundante, incluindo matas, edifícios e terrenos individuais.
Repetindo as medições ao longo do tempo, podemos rastrear as mudanças e como elas impactarão a futura tomada de decisões.
Por exemplo, os dados podem ser usados para modelagem de enchentes, captura de pegadas de construção precisas para planejamento urbano ou segmentação de árvores individuais para gerenciamento de ativos.
Também pode ajudar os conselhos a evitar as ilhas de calor urbanas, que ocorrem quando muita terra natural é substituída por superfícies e edifícios que absorvem calor.
A aerofotogrametria integrada com tecnologias de alto desempenho, produzem uma variedade de resultados a partir das imagens e conjuntos de dados, como imagens georeferenciadas, ortofotos e nuvens de pontos coloridas.
Quando combinado com dados abrangentes de sistema de informações geográficas (SIG), o mundo real pode ser convertido em uma réplica digital exata para facilitar a análise, o planejamento e o gerenciamento.
Proteção de recursos naturais
Proteger nossos recursos naturais é crucial para manter comunidades e ambientes estáveis. Antes que ocorra o desenvolvimento urbano, o local natural deve ser um ambiente estável.
Felizmente, a aerofotogrametria pode ajudar a prevenir danos e desperdício de recursos naturais, fornecendo imagens detalhadas, de diversos períodos para preservar a harmonia ecológica.
Dessa forma, isso permite que os planejadores dimensionem um projeto com precisão, avaliando os risco e verificando se as regulamentações ambientais são atendidas.
Efeitos das mudanças climáticas
A aerofotogrametria também pode ajudar os espectadores a entender as mudanças climáticas com mais precisão.
Pois, ela registra as mudanças ano após ano, tornando as comparações simples. Você pode ver os efeitos de secas e inundações, solo e geologia, vegetação e água.
Além disso, você também medir essas mudanças. Quando você entende as mudanças, fica mais apto a chegar ao centro do problema e fazer planos sustentáveis para combatê-las.
Ao reduzir as emissões, proteger os recursos naturais e documentar os efeitos das mudanças climáticas, a aerofotogrametria nos capacita a preservar nosso meio ambiente.
Transporte
O transporte lida com o fluxo de pessoas e mercadorias entre dois locais separados geograficamente.
O uso do mapeamento aéreo é fundamental para alcançar o crescimento e o desenvolvimento sustentáveis e eficazes dos sistemas de transporte.
Um sistema de transporte com fluxo eficiente não apenas ajudaria na movimentação proficiente de bens e serviços, mas também reduziria as emissões de carbono.
Enfim, com dados obtidos através da aerofotogrametria, você pode ainda encorajar a integração econômica local, nacional e regional e aumentar o desenvolvimento sustentável.
Transição energética
A transição energética é um conceito que envolve mudanças não só na geração de energia, mas também no consumo e no reaproveitamento desta.
Um olhar que se estende ainda para o meio ambiente, gestão de resíduos, eficiência energética, a fim de reduzir as emissões de poluentes.
A aerofotogrametria permite, medir e planejar com precisão qualquer ação de mudança na área pretendida.
Por exemplo, analisar se um local é ideal para a implantação de uma usina eólica ou solar, bem como, avaliar o impacto socioambiental dessas usinas.